Tuesday, November 11, 2008

A Bola - sabado 8 Novembro 2008 - "Selecção chegou à Irlanda"
Dia atribulado culminou com um treino no estádio onde vai ser o primeiro jogo do estágio Depois do atraso no avião logo à saída de Lisboa, a Selecção Nacional foi recebida em Dublin (Irlanda) e depois, durante o trajecto de três horas e meia de autocarrro até à pequena cidade de Galway, pela inevitável chuva e algum frio. Logo à chegada a Galway, a habitual presença dos emigrantes portugueses não faltou e, para mais, com a associação local a assegurar vários aspectos logísticos de apoio a todos os membros da Selecção e em particular aos jogadores que mal chegaram pouco tempo tiveram para relaxar no hotel. Isto porque ao início da noite houve treino de adaptação no estádio onde domingo os lobos defrontam o cotado clube da terra, o Connacth da primeira divisão irlandesa.

A Bola - domingo 9 Novembro 2008 - "Lobos treinam ao lado de galgos"
A principal e única contrariedade dos internacionais lusos que hoje, ao fim da tarde (18.00 horas), no Sportsground, em Galway, cumprem um jogo particular com o Connacth, clube com tradições na Irlanda, é o frio e forte vento que se faz sentir e que ontem, no decorrer do ligeiro treino de desentorpecimento, fez os Lobos tremerem com a baixa temperatura acompanhada de ventos fortes. 'Captains run'O chamado Captains Run, realizado no relvado do jogo, e que é uma tradição no râguebi na véspera dos jogos internacionais, foi comandado pelo capitão português João Correia, com muita aplicação e concentração por parte dos atletas portugueses, sempre sob o olhar atento da dupla técnica constituída por Murray Handerson e Pedro Neto. Mas com a curiosidade de à volta do relvado haver uma pista de corrida de... galgos e na mesma altura decorrer uma dessas provas caninas. Aliás, por estas paragens este passatempo é muito popular e é alvo de numerosas apostas desportivas entre os irlandeses e também entre os poucos portugueses da comunidade local, que tem sido inexcedível no apoio à Selecção Nacional. Refira-se que a partida entre o Connacth e a Selecção Nacional terá entradas pagas, estando prevista a presença de 3.000 espectadores no Sportsground.

A Bola - Segunda 10 Novembro 2008 - "Vendaval em Connacht"
Com muitas caras novas no quinze, Selecção Nacional perde primeiro jogo na Irlanda Quatro graus, vento e chuva complicaram a vida aos portugueses Próximo desafio é em Belfast, na quinta-feira, frente à selecção do Ulster CondiçÕes atmosféricas muito adversas para o hábito dos jogadores portugueses, com muito frio (quatro graus), vento fortíssimo e ainda chuva de quase granizo, aliadas a um adversário muito poderoso físicamente, ditaram ontem, em Galway, a primeira derrota da Selecção na sua digressão de oito dias por terras irlandesas. Portugal, ou melhor, um denominado XV do Presidente, como se designa o Quinze Nacional nestes jogos particulares, sem contar para provas internacionais, apresentou equipa com muitas caras novas devido aos impedimentos de alguns titulares devido a compromissos nas suas profissões. Mas vamos ao jogo que teve uma equipa dominadora, o Connacht, capaz de conquistar a maior parte das bolas e daí ter tido mais iniciativa. Os Lobos, como tinham feito há uma semana em Lisboa, diante dos canadianos,tiveram de defender e de tanto o fazer acabaram por ceder lances em que o trabalho dos avançados irlandeses foi determinante. Com superior envergadura física o massacre dos avançados do Connacht abriu brechas e os quatro ensaios, bem como o resultado, espelham a superioridade irlandesa.
A comitiva portuguesa, refira-se, deixa hoje Galway rumo a Belfast, onde na próxima quinta-feira defronta a selecção provincial do Ulster (Irlanda) naquele que será o segundo e último teste, por sinal bem mais exigente.


N.R.: Obrigado ao Jorge Lourenço, pelo envio desta informação !

No comments: